Exames Cardiológicos

Na Prime você tem à sua disposição, os principais exames cardiológicos para complementar a avaliação de seu médico cardiologista.

Ecocardiograma Transtorácico

O ecocardiograma avalia o coração em seus aspectos anatômicos e funcionais. As principais indicações deste exame são: investigação de sopros, diagnóstico e acompanhamento da insuficiência cardíaca (“coração fraco”), dispneia (falta de ar), dor no peito, desmaio e pós operatório de cirurgia cardíaca.

Teste Ergométrico Computadorizado

É um exame não invasivo, rápido e de extrema importância na pesquisa de doenças cardiovasculares.
Aplicado por um médico cardiologista habilitado, o exame é realizado em uma esteira rolante onde o paciente é submetido a esforços progressivamente maiores, tendo sua pressão arterial, freqüência cardíaca e eletrocardiograma monitorizados continuamente.

O exame é interrompido na presença de sintomas, cansaço físico intenso ou a critério médico. Dentre suas funções, se destacam:
• Avaliar a presença de isquemia miocárdica (doença que pode culminar com infarto agudo do miocárdio);
• Avaliar o comportamento da pressão arterial e da freqüência cardíaca frente ao esforço;
• Detectar arritmias induzidas pelo esforço;
• Determinar a aptidão cardio-respiratória.

Eletrocardiograma Computadorizado

É um exame não invasivo e de rápida execução, considerado uma ferramenta básica para iniciar um acompanhamento cardiológico e nortear o raciocínio médico. Através de eletrodos colocados sobre o tórax do paciente, é permitido a captação da atividade elétrica do coração naquele momento.

Através deste exame é possível fazer o diagnóstico direto de arritmias, e indireto de alterações cardíacas estruturais e isquêmicas, tais como hipertrofia ventricular (“coração grande”) e doença arterial coronária (“entupimento das artérias do coração”).

Ecocardiografia Fetal

Durante o primeiro mês de gestação, o coração do feto começa a se formar e já podemos escutá-lo bater. E, por volta do terceiro mês de gestação, ele já se formou completamente, podendo ser avaliado pela ecocardiografia fetal a partir do quinto mês.

O exame é parecido com o ultrassom, mas específico para o coração do feto. É realizado por um médico cardiologista especializado e é por meio dele que se pode confirmar se o bebê tem cardiopatia ou não e qual será a forma de tratamento. Está indicado para todas as gestantes com suspeita de cardiopatia durante o ultrassom morfológico e as consideradas de maior risco.

Holter Digital 24hs

É um exame não invasivo, realizado através de um pequeno dispositivo que monitora a atividade elétrica do coração durante 24 horas, enquanto o paciente mantém hábitos e atividades normais do dia-a-dia.

Está indicado para a pesquisa de arritmias cardíacas, tendo por objetivo elucidar as causas de palpitações, desmaios, tonturas, entre outros sintomas.

Doppler de Carótidas e Vertebrais

Exame indicado para investigação de Acidente Vascular Cerebral (AVC), síncope (desmaio), pré-operatório de cirurgia cardíaca, sopro carotídeo, entre outras.

M.A.P.A. (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial)

É um exame não invasivo, realizado através de um aparelho que monitora a pressão arterial durante 24 horas, enquanto o paciente mantém hábitos e atividades normais do dia-a-dia.

Está indicado para o diagnóstico e acompanhamento da hipertensão arterial, “hipertensão do avental branco” (quando a pressão sobe somente na presença do médico) e da “hipertensão mascarada” (quando a pressão é alta em casa e normal no consultório).