riscos da obesidade

Obesidade e os riscos à saúde

Dr. Vinicius Dicas de Saúde

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja a na maioria dos casos, a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

O excesso de gordura visceral pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças do coração, hipertensão arterial, artrite, apnéia e acidente vascular cerebral – AVC.
Por causa do risco envolvido, é bom perder peso mesmo que não esteja se sentindo mal agora.

É difícil mudar hábitos alimentares e fazer exercícios. Mas um bom planejamento pode ajudar.

O tipo de alimentação e as atividades realizadas ao longo do dia influenciam diretamente no peso corporal. Pessoas com familiares obesos, têm mais chances de também ser.
Além disso, a família também ajuda na formação dos hábitos alimentares.

A vida corrida também torna mais difícil planejar refeições e fazer alimentações saudáveis. Para muitos, é mais fácil comprar comidas prontas e comer fora.

Não há soluções de curto prazo para a obesidade. O segredo para perder peso é ingerir menos calorias, ter hábitos saudáveis e pratica de exercícios físico regularmente.

Existem desordens hormonais e metabólicas que podem ocasionar o ganho de peso, como por exemplo, o hipotireoidismo sem tratamento adequado.

O período de climatério e menopausa também está relacionado com o ganho de peso na mulher, devido a queda da taxa metabólica nessa fase.
No homem, a queda dos níveis de testosterona, pode ser responsável pelo ganho de gordura abdominal.

Tecnicamente, obesidade é definida como IMC (índice de massa corporal) igual ou superior a 30. IMC de 25 a 29,9 é considerado sobrepeso.

Existem níveis de obesidade:
• Grau I – IMC de 30 a 34,9
• Grau II – IMC de 35 a 39,9
• Grau III – IMC > = a 40

 

Autor: Dr. Vinicius Eduardo D’Andréa | Endocrinologista
Compartilhar